Foto: Prefeitura de São José dos Pinhais
Por g1
A Unidade III do Abrigo Municipal de Passagem, administrado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi interditado após a constatação de uma série de irregularidades.
A interdição do abrigo, que acolhe adolescentes em situação de vulnerabilidade, foi determinada liminarmente pela Justiça após um pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR) por meio de uma Ação Civil Pública.
Segundo o órgão, visitas de inspeção constataram problemas na infraestrutura do local e nas acomodações, como instalações elétricas e sanitárias comprometidas e mobiliários deteriorados. Além disso, foram verificadas inadequações da equipe técnica e de educadores e cuidadores da unidade, com insuficiência no quadro de funcionários.
Conforme o MP, a situação compromete a convivência entre os acolhidos e as atividades que deveriam ser desempenhadas por eles no espaço.
“A situação estrutural severamente degradada encontrada no abrigo tem gerado impactos negativos na vida e na conduta dos adolescentes, gerando repercussões negativas em suas condutas sociais, ocasionando seus envolvimentos em atos de indisciplina, em atos infracionais e em problemas severos de saúde mental”, afirmava o pedido do MP.
Em caso de descumprimento de determinação judicial, está prevista a aplicação de uma multa diária de R$ 5 mil a prefeita Nina Singer (PSD) e aos secretários municipais de Saúde, José Dalmi Dissenha, e de Assistência Social, Abílio Alves.