Foto: Deposit Photos
Por Tribuna do Paraná
Quatro em cada 10 estudantes brasileiros já sofreram alguma forma de bullying na escola, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) de 2019, O estudo, realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 40,5% dos jovens já se sentiram humilhados ou ofendidos por colegas.
O bullying é a prática de agressões repetitivas contra alguém, sejam elas físicas, verbais ou psicológicas, com a intenção de humilhar, intimidar ou excluir. O fenômeno é particularmente associado ao espaço escolar, mas ele também ocorre em ambientes de trabalho e, já não é de hoje, nas redes sociais – o chamado cyberbullying.
E é nas redes sociais que o problema tem se intensificado, uma vez que elas potencializam a exposição da vítima e o alcance das ofensas. Fatores como possibilidade de anonimato e uma aparente impunidade podem encorajar comportamentos agressivos. A geração Alpha – surgida após 2010 – já nasceu imersa nesse mundo digital e é especialmente vulnerável a essa realidade.