Foto: Alberto Pizzoli/AFP
Por g1
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), decretou três dias de luto na capital paranaense pela morte do papa Francisco, que faleceu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), depois de 12 anos de papado.
Na homenagem, Pimentel afirmou que a humildade e bondade de Francisco inspirou católicos e pessoas de diferentes nações e religiões.
“Que seu exemplo nos ilumine”, afirmou o prefeito.
➡️ O luto oficial é um ato simbólico, utilizado pelos governos para celebrar a história de alguma personalidade. Ele não muda o funcionamento do comércio, escolas ou repartições públicas.
Nas redes sociais, o ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também homenageou papa Francisco, o chamando de “o primeiro papa verdadeiramente cristão”. Ele lembrou de quando apresentou iniciativas da capital paranaense para o pontífice.
“Entre os senhores da guerra, foi o maior artífice e defensor da paz. […] Nós o visitamos para falar sobre Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba. Encantou-se com nossas Mesas Solidárias, nossas Hortas Comunitárias, nossos Restaurantes Populares. Ficou emocionado com a Cidade Ecológica e Inteligente que Curitiba é. Mas quem nos tornou melhores foi ele. Nosso mestre jesuíta ensinou até o fim. Ontem ainda se fez mostrar ao mundo, sinal de mansidão e doçura, compaixão e misericórdia. Entra no Céu o primeiro papa cristão”, afirmou.