No mês de outubro, tivemos várias entrevistas para falarmos sobre um assunto que é de suma importância para todas as mulheres, que é o câncer de mama.
No dia 31 de outubro, a entrevistada da vez para falar sobre o assunto, foi a Dra. Aline Cristini Vieira, Oncologista Clínica do Instituto de Oncologia do Paraná.
Em entrevista para o programa As Coleguinhas 98, a profissional falou sobre o câncer de mama em mulheres jovens: “Este é tema bastante importante, porque cada vez mais nós vemos mulheres abaixo dos 40 anos, sofrendo da doença. Antigamente, a crença era que somente mulheres após a menopausa tinham câncer de mama, mas, segundo estudos do Instituto do Câncer de São Paulo, na última década teve 4% de aumento na quantidade de mulheres com menos de 40 anos com câncer de mama”
Aa Coleguinhas 98 perguntam para a Doutora: “Como as mulheres jovens devem se cuidar e prevenir?” A profissional responde: “Geralmente, o diagnóstico é no apalpamento da mama, o famoso toque. Mas ele só é percebido nestes casos quando já quando o nódulo está aparente. Por isso, essa não é a melhor forma de prevenção, visto que nestes casos, o câncer já estará em um estágio mais avançado. No caso das mulheres com menos de 40 anos, pincipalmente quando tem histórico na família, o mais indicado é consultas de rotina, falar sobre isso com o ginecologista e fazer exames para o mapeamento.”
A profissional termina a entrevista explicando: “Ainda não temos uma resposta para a diminuição da idade no diagnóstico de câncer de mama, porém o estresse, alimentos como fast food e abuso de álcool são grandes fatores de risco. Se cuidar e levar uma vida saudável são hábitos importantes para incluir na rotina e prevenir diversas doenças, incluindo o câncer de mama. Mesmo com a vida corrida, precisamos tentar encaixar exercícios, meditação e hábitos saudáveis na vida.”
Dra. Aline Cristini Vieira / CRM PR 33978 / Oncologista Clínica. Oferecimento: Instituto de Oncologia do Paraná. IOP. Cultivando histórias, cuidando das pessoas