Entramos no Outubro Rosa e tivemos uma entrevista no programa As Coleguinhas 98 sobre o câncer de mama com a Dra. Aline Cristini Vieira, Oncologista Clínica. Ela deu dicas para as mulheres de prevenção e diagnóstico precoce da doença.
Segundo a Dra Aline, “O Outubro Rosa veio para conscientizar as mulheres acerca do câncer de mama. Ele é o principal câncer que atinge as mulheres e a maior causa de morte entre elas. Segundo estatísticas, uma em cada 8 mulheres terá câncer na vida.” Como prevenção, a profissional defende que a mudança no estilo de vida é a melhor alternativa. “Manter uma dieta saudável, cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, não fumar e não beber são fatores que previnem o câncer e outras doenças.”
Quando questionada sobre o diagnóstico precoce, Aline ressalta que a principal ferramenta para o rastreamento do câncer de mama é a mamografia. “A partir dos 40 anos é importante fazer anualmente e dependendo do histórico familiar é aconselhável fazer o exame mais cedo” Além disso, a profissional defende a importância do autoexame. ” Existem sinais de alerta que podem ser percebidos no autoexame: nódulos, caroços, alterações na pele, secreção no mamilo tipo “água de roxa” ou até nódulos na axila. Mas é importante ressaltar que o autoexame não substitui a mamografia.”
Dra. Aline Cristini Vieira / CRM PR 33978 / Oncologista Clínica. Oferecimento: Instituto de Oncologia do Paraná. IOP. Cultivando histórias, cuidando das pessoas