Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Por g1
Uma massa de ar polar que está se deslocando rumo ao Sul do Brasil deve derrubar – ainda mais – as temperaturas no Paraná. A previsão é que ela chegue na terça-feira (29), quando, então, os termômetros podem registrar a mínima de 6ºC na região centro-sul do estado.
As informações são do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que estima o frio mais intenso para a cidade de General Carneiro e municípios próximos a ela.
Até lá, a estimativa é de temporais nesta quinta-feira (24) e tempo instável em todo o Paraná até segunda-feira (28), segundo o Simepar.
“Devido ao deslocamento do sistema frontal pelo oceano em direção à região Sudeste do Brasil, há possibilidade de chuvas no Paraná na sexta-feira, especialmente nas áreas do Leste, Campos Gerais e faixa norte. As temperaturas mínimas estão previstas para as regiões próximas aos municípios de Palmas e General Carneiro, no Sudeste, Campos Gerais e RMC, variando entre 11ºC e 13ºC. As máximas, por sua vez, deverão ficar entre 20ºC e 25ºC em todas as regiões do estado, com alguns municípios do Noroeste podendo ultrapassar esta marca”, explica o órgão.
Já o sábado (26) deve ser um pouco mais estável. No entanto, no dia seguinte as condições mudam devido ao avanço da frente fria pelo mar e à formação de um “cavado”, condição que favorece a formação de chuvas intensas,
“No domingo, uma nova frente fria avançará pelo mar, enquanto um cavado entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul favorecerá chuvas no Paraná, especialmente na metade oeste, sem indicativos de severidade. Já para segunda-feira, com o eixo do sistema frontal direcionado para o Paraná, são esperadas chuvas, principalmente na metade leste do estado”, detalha o Simepar.