



09 de junho de 2026 às 11:08
Onça-parda é vista observando capivaras em área da Itaipu no Paraná Uma onça-parda foi filmada dentro da área da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O animal apareceu próximo ao Canal da Piracema e chamou a atenção de um casal que passava pelo local. o registro foi feito na tarde de domingo (7). O registro foi feito pelo segundo-sargento da Marinha Araújo e pela esposa, Dalzira. Eles seguiam em direção à Base da Marinha quando avistaram a fêmea adulta observando um grupo de capivaras às margens do canal. Assista acima. ✅ Siga o g1 Foz do Iguaçu e região no WhatsApp Nas imagens, a onça aparece caminhando e observando o ambiente em uma área de vegetação preservada. O casal permaneceu dentro do veículo e registrou a cena à distância, sem interferir no comportamento do animal, segundo a Itaipu. Segundo o relato, eles frequentam a região há cerca de dois anos, mas nunca haviam visto uma onça-parda no local. Apesar de os encontros serem considerados raros para quem circula pela área, a espécie vive nas reservas ambientais da Itaipu. Animal foi avistado no Canal da Piracema, na Itaipu Arquivo pessoal De acordo com a usina, as onças-pardas são monitoradas há cerca de 15 anos nas áreas protegidas da empresa. Os animais utilizam a região para alimentação, reprodução e deslocamento. A Divisão de Áreas Protegidas recebe, em média, ao menos um relato de avistamento por mês. Segundo nota da usina, a espécie desempenha papel importante no equilíbrio ambiental ao controlar populações de presas, como as capivaras, contribuindo para a manutenção dos ecossistemas da região. Em caso de avistamento, a orientação é manter distância, evitar qualquer tentativa de aproximação e permitir que o animal siga seu comportamento natural. Leia também: VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu Paraguai: Agricultor filho de brasileiros reaparece após mais de 100 dias desaparecido Relembre caso: Após dois anos do crime, acusados de atacar jovem com soda cáustica serão julgados Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Veja mais notícias da região em g1 Paraná.

09 de junho de 2026 às 10:12
Empresa de produtos agrícolas pega fogo na Grande Curitiba e força moradores da região a s Uma empresa de produtos agrícolas pegou fogo na noite desta segunda-feira (8) em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Moradores do entorno foram retirados de casa pelo risco das chamas se espalharem. No momento da ocorrência, mais de 20 funcionários estavam na empresa e também foram retirados do local. Apesar do susto, ninguém se feriu. As chamas foram controladas, mas destruíram parte da empresa. ✅Siga o canal do g1 PR no WhatsApp As causas do incêndio estão sendo investigadas. Empresa de produtos agrícolas pegou fogo na Grande Curitiba Reprodução De acordo com as informações iniciais, as chamas começaram em um galpão de logística da empresa. Vizinhos do imóvel relataram ter ouvido uma explosão momentos antes do início do incêndio. Viviane Alves de Oliveira mora ao lado do local. Ela afirma que ouviu um barulho de estouro, mas não imaginou que se tratava de um incêndio tão perto de casa, e que saiu da residência após ouvir vizinhos e familiares a chamando na rua. "Eu tirei a vizinha que mora aqui do lado, a Dona Lurdes, e saí correndo. Graças a Deus deu tudo certo, porque coisas materiais a gente conquista de volta. O importante é que está tudo bem", disse ela. Leia também: Previsão do tempo: Paraná recebe alerta de tempestades em 203 cidades; veja quais Ciência paranaense: Nova espécie de animal é descoberta em fóssil mais antigo que os dinossauros Entenda: Despejo de esterco em rio afeta captação e deixa cidade sem água, no Paraná Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Leia mais notícias no g1 Paraná

09 de junho de 2026 às 03:00
Novas imagens mostram turista que pulou nas Cataratas do Iguaçu à beira das quedas d'água O Governo Federal, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), informou que o turista que pulou nas Cataratas do Iguaçu para pegar o celular e caminhou à beira das quedas d'água pode ser multado e até mesmo sofrer restrição de acesso ao parque. O caso aconteceu no sábado (6), no lado brasileiro que fica em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Assista acima. ✅ Siga o g1 PR no WhatsApp 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia Em nota, o ICMBio afirmou que aguarda um relatório da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão do Parque Nacional do Iguaçu. No comunicado, consta que o documento irá colaborar para saber se "o protocolo de segurança foi adequadamente conduzido". "O ICMBio aguarda o envio, por parte da concessionária, de um relatório detalhado sobre a ocorrência para apuração do caso e avaliação das medidas administrativas cabíveis, conforme previsto nas normas de visitação, podendo incluir multa, advertência e até mesmo a restrição de acesso futuro ao Parque Nacional do Iguaçu", diz a nota. O g1 entrou em contato com a Urbia Cataratas e questionou sobre o relatório solicitado pelo Governo Federal, mas não houve retornou até a última atualização desta reportagem. Veja a nota do ICMBio na íntegra: "Conforme o contrato de concessão, a concessionária possui um sistema de gestão da segurança, fiscalizado pelo ICMBio. O ICMBio aguarda o envio, por parte da concessionária, de um relatório detalhado sobre a ocorrência para apuração do caso e avaliação das medidas administrativas cabíveis, conforme previsto nas normas de visitação, podendo incluir multa, advertência e até mesmo a restrição de acesso futuro ao Parque Nacional do Iguaçu. O ICMBio vai verificar se o protocolo de segurança foi adequadamente conduzido pela concessionária nesta ocasião. De antemão, o Parque Nacional do Iguaçu reforça a importância do respeito às normas de visitação e da conduta responsável por parte dos visitantes, fundamentais para garantir a segurança das pessoas e a boa experiência de todos." Turista foi filmado Turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu No vídeo gravado no sábado, é possível ver o momento em que o turista se pendura na passarela, pula e fica próximo às quedas d'água. Depois de pegar o celular, ele sobe na estrutura para retornar. Veja acima. Em outra gravação (vídeo no início desta reportagem), o homem aparece tentando voltar para a passarela, se pendurando nela e não conseguindo subir. A administração do Parque Nacional do Iguaçu não divulgou a identidade do turista e disse apenas que ele é um brasileiro. A situação foi atendida por bombeiros civis da unidade, que atuam no monitoramento das trilhas e da passarela de acesso à Garganta do Diabo. "Ao tomar conhecimento da situação, os profissionais realizaram a intervenção imediata, orientaram o visitante sobre os procedimentos de segurança e acompanharam o turista até o término do passeio, quando ele foi retirado do parque", informou a administração. Em nota, o Parque Nacional do Iguaçu reforçou que é expressamente proibido ultrapassar, subir ou sentar nos guarda-corpos, seja para tirar fotos ou recuperar objetos. Turistas atrás de chapéu, celular e até foto com bebê: Relembre outros episódios de imprudência nas Cataratas do Iguaçu Turista se pendura e tenta subir na passarela Reprodução/ Rede Sociais Segundo a administração do parque, os visitantes recebem orientações de segurança das equipes de emergência que atuam de forma permanente na unidade e por meio da sinalização instalada ao longo do percurso. Caso algum item caia no rio ou nas encostas, a orientação é acionar a equipe de bombeiros para avaliar a possibilidade do resgate, conforme as condições de segurança. Conforme o parque, o trabalho é realizado de forma integrada entre bombeiros, equipes de segurança e, quando necessário, com o apoio da Polícia Militar. "Essa medida é fundamental para preservar a integridade dos profissionais envolvidos nas operações de resgate e garantir a segurança dos demais visitantes", informou o parque. Leia também: Falsificação: Homem é preso no Paraguai por falsificar tirzepatida que seria enviada e vendida no Brasil, diz polícia VÍDEO: 'Gangue' de quatis invade casa e deixa bagunça e destruição, no Paraná Fóssil mais antigo que dinossauro: Nova espécie de animal é descoberta no Paraná Turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu Reprodução Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Veja mais notícias da região em g1 Paraná.

08 de junho de 2026 às 23:20
Motorista que matou criança em acidente vai responder em liberdade Édson Sebastião do Nascimento, de 59 anos, recebeu liberdade provisória, sem pagamento de fiança, nesta segunda-feira (8). Ele foi preso em flagrante após atropelar e matar Carlos Eduardo Camargo dos Santos, de 12 anos, em Cascavel, no Oeste do Paraná. No teste do bafômetro, foi indicado que o condutor estava embriagado. ✅ Siga o g1 Foz do Iguaçu e região no WhatsApp A defesa do caminhoneiro disse que "o veículo trafegava em baixíssima velocidade" e que ele não viu o menino. O g1 entrou em contato novamente com a defesa após a audiência de custódia, mas não houve retorno até a atualização desta reportagem. Na concessão da liberdade provisória, a decisão é justificada com o argumento de que Édson não possui antecedentes ciminais e que não deve voltar a cometer o crime, se ficar em liberdade. "Deste modo, não se justifica a conversão do flagrante em prisão preventiva", consta no documento. O caso é tratado como homicídio culposo. A decisão assinada pela juíza Filomar Helena Perosa Cerezia ainda estabelece que o caminhoneiro deve usar tornozeleira eletrônica, com validade de três meses. Ele também não pode frequentar lugares que vendam bebidas alcoólicas, como bares e boates. Calos havia completado 12 anos recentemente. Arquivo pessoal Como foi o atropelamento O atropelamento aconteceu no domingo (7), no cruzamento das ruas Serra da Borborema e Serra do Vento. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhão fazia uma conversão na esquina quando atingiu a criança. Édson relatou à corporação que não viu o menino e seguiu por alguns metros. Ele só parou depois de ser avisado por pessoas que estavam no local. Quando as equipes de socorro chegaram, o garoto estava morto, com ferimentos graves na cabeça. Carlos Eduardo havia completado 12 anos há cerca de três meses. De acordo com a Transitar, responsável pelo trânsito da cidade, o teste do bafômetro apontou 0,67 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Fica configurado crime de trânsito a partir 0,34. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente e as responsabilidades dos envolvidos. Criança de 12 anos faleceu no local do acidente Arquivo pessoal Leia também: VÍDEO: turista se pendura em passarela e pula nas águas das Cataratas do Iguaçu Paraguai: Agricultor filho de brasileiros reaparece após mais de 100 dias desaparecido Relembre caso: Após dois anos do crime, acusados de atacar jovem com soda cáustica serão julgados Nota da defesa Antes da audiência de custódia, a defesa de Édson se manifestou sobre o acidente. Leia na íntegra: "A defesa, por intermédio de sua advogada, manifesta profundo pesar pelo falecimento do adolescente envolvido no trágico acidente ocorrido em Cascavel, solidarizando-se sinceramente com seus familiares e amigos neste momento de dor. Esclarece-se que o veículo trafegava em baixíssima velocidade ao realizar manobra de conversão. Em razão das limitações estruturais de visibilidade de composições de grande porte, o condutor não avistou o atropelamento na via. Tão logo alertado por populares, parou imediatamente o veículo e permaneceu no local, colaborando integralmente com as autoridades. Edson prestou esclarecimentos em interrogatório e encontra-se profundamente abalado com o ocorrido. A tragédia o afeta de forma igualmente devastadora. Os fatos ainda se encontram sob apuração pelas autoridades competentes, sendo prematura a formação de conclusões definitivas. A defesa está comprometida com o devido processo legal, a presunção de inocência e as garantias constitucionais asseguradas a todo cidadão." Vídeos mais assistidos do g1 Paraná: Veja mais notícias da região em g1 Paraná.