



27 de junho de 2026 às 18:56
Onça é registrada andando pela área urbana de Foz do Iguaçu Uma onça-pintada foi registrada andando pela área urbana de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na manhã deste sábado (27). O animal foi visto pelas redondezas do bairro Parque da Lagoa. Assista ao vídeo acima. "Era 7 e pouco [da manhã] e um vizinho colocou no grupo que tinha uma onça na vila, mas ninguém deu importância. Na hora em que eu levantei, eram 8h15, mais ou menos, fui colocar roupa para lavar e vi as marcas dela na área e, atrás, no lote, as pegadas delas", detalhou uma moradora do bairro, que não quis ser identificada. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp Uma equipe do Projeto Onças do Iguaçu foi até o local e investiga o caso. "A gente ainda não conseguiu identificar esse animal. Não é uma das onças que a gente conhece, que circula no Parque Nacional. Nunca a gente teve onça-pintada andando nesse lugar", detalhou Yara Barros, coordenadora executiva do Projeto Onças do Iguaçu. Segundo Yara, a região fica próxima a uma área de mata. A suspeita dos pesquisadores é de que o animal estava na mata, saiu, se perdeu, e acabou entrando na cidade. "Apesar de ele ter circulado por algumas casas, eles [equipe do projeto] já encontraram rastro de onde esse animal retornou para a mata. Então esse animal não está mais perto das casas", informou a coordenadora. Ainda conforme Yara, o Refúgio Biológico da Itaipu está instalando câmeras para monitorar e entender o deslocamento do animal. A coordenadora orienta que, caso algum morador aviste a onça, acione o Projeto Onças do Iguaçu por meio do telefone (45) 99809-7698. "Não é um animal que saiu da mata para ir atrás de pessoas, para machucar pessoas. É um animal que provavelmente está perdido, assustado e acabou se perdendo ali na área urbana", explicou. Onça é registrada andando pela área urbana de Foz do Iguaçu Reprodução LEIA TAMBÉM: Oportunidade: IBGE abre processos seletivos com 606 vagas temporárias distribuídas em 56 cidades do Paraná; veja detalhes Crime: Pai denuncia desaparecimento da filha e polícia descobre que ela estava sendo mantida em cárcere pelo ex-namorado Vídeo: Motorista sai para embarcar pessoa em cadeira de rodas, ônibus fica desgovernado e passageiros saltam antes de batida O que fazer ao encontrar uma onça Os pesquisadores orientam que, em caso de encontro com uma onça, a pessoa deve: Não correr e dar passos lentos para trás, sem virar as costas para o animal; Não se agachar nem se aproximar para tirar fotos; Permanecer em grupo e levantar os braços para parecer maior; Se estiver com crianças, colocá-las no colo ou nos ombros; Fazer barulho se se sentir ameaçado, como gritar, bater palmas ou assobiar; Evitar encarar diretamente o animal; Não jogar objetos nem tentar atrair a onça com comida; À noite, acender a lanterna para melhorar a visibilidade. Caso encontre filhotes, não se aproxime, pois a mãe pode estar por perto e reagir para protegê-los. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

27 de junho de 2026 às 17:53
Moradores de Campo Largo que tiveram cobranças duplicadas na energia serão reembolsadas Moradores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, que tiveram valores da taxa de coleta de lixo cobrados em duplicidade na fatura de energia elétrica serão reembolsados após um acordo entre o Ministério Público do Paraná (MPPR), o município e a Companhia Campolarguense de Energia (Cocel). Segundo o MP, as cobranças duplicadas aconteceram entre janeiro de 2021 e setembro de 2022. ✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp Cada morador deverá receber o dobro do que pagou a mais à concessionária de energia. Será possível receber o valor de duas formas: depósito bancário efetuado diretamente em conta-corrente ou poupança de titularidade do contribuinte ou compensação tributária, mediante abatimento em tributos municipais que já estejam devidamente lançados e pendentes de pagamento. A restituição não se aplica aos casos em que a administração pública comprove que realizou o ressarcimento na esfera administrativa, ou em situações em que houve o indeferimento justificado do pedido. LEIA TAMBÉM: Política: Após candidata receber material de campanha com número de outro candidato, Justiça Eleitoral anula votos do PMB por fraude à cota de gênero em Curitiba Emprego: IBGE abre processos seletivos com 606 vagas temporárias distribuídas em 56 cidades do Paraná Vídeo: Carros batem em cruzamento e mulher e criança que atravessavam a rua são atropeladas Como solicitar a restituição? Moradores de Campo Largo que tiveram cobranças duplicadas na fatura de energia serão reembolsados Cocel Segundo o Ministério Público, a Prefeitura de Campo Largo vai publicar uma lista de todos os moradores que forem identificados como beneficiários. A lista será disponibilizada no Diário Oficial do Município, no site da prefeitura e nas redes sociais. A partir da data de publicação da lista, os contribuintes afetados terão o prazo de 60 dias para protocolar o requerimento de restituição. O pedido poderá ser realizado em formato digital, por meio do sistema IPM, ou de forma presencial no Centro de Atendimento ao Cidadão. O requerimento exigirá documento de identificação oficial com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de residência atualizado, dados bancários detalhados para o depósito ou o extrato do débito municipal para fins de compensação. Caso os contribuintes identificados não realizem o requerimento formal no prazo de 60 dias, os valores que sobrarem serão destinados ao Fundo Municipal de Saneamento Básico e Meio Ambiente de Campo Largo. A prefeitura terá até 120 dias, contados a partir da homologação do acordo, para comprovar ao Ministério Público o cumprimento de todas as obrigações combinadas, com a apresentação de relatórios de pagamentos, compensações e depósitos do saldo remanescente. O descumprimento injustificado de quaisquer obrigações fixadas no acordo sujeitará o município à aplicação de multa diária no valor de R$ 500. VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

27 de junho de 2026 às 15:14
Ônibus desgovernado atinge muro de condomínio, no Paraná Um ônibus ficou desgovernado após o motorista descer para desembarcar uma pessoa que usa cadeira de rodas. Alguns passageiros saltaram do veículo quando perceberam que ele iria bater contra um muro. O acidente aconteceu em Londrina, no Norte do Paraná, e foi filmado por uma câmera de segurança. Assista acima. ✅ Siga o g1 Londrina e região no WhatsApp A imagem, captada às 21h12, mostra o ônibus descendo a Avenida Santa Mônica, na contramão, por aproximadamente 70 metros, sem condutor. Antes de atingir o condomínio, ainda é possível ver uma pessoa pulando dele e correndo ao lado. O local fica próximo a uma universidade, onde há um ponto de parada. De acordo com Everton Pacheco Severino, soldado do Corpo de Bombeiros, uma mulher de 19 anos torceu o tornozelo ao saltar do veículo. A RPC, afiliada da TV Glob, apurou que poucos passageiros estavam embarcados no momento do acidente. Entretanto, não foi possível saber o número exato e também a quantidade de pessoas que pularam. "Não eram muitos passageiros. E perceberam rápido que não tinha condutor, estava descendo o ônibus sozinho, e aí já se evadiram do ônibus rapidamente", explicou o soldado. Momento em que o ônibus bate contra o muro do condomínio, em Londrina. Reprodução Leia também: Também foi agredida: Pai denuncia desaparecimento da filha e polícia descobre que ela estava sendo mantida em cárcere pelo ex-namorado Cota de gênero: Candidata recebe material de campanha com número de outro candidato, e Justiça Eleitoral anula votos por fraude Meio ambiente: Ibama multa Prefeitura de Curitiba em R$ 525 mil por irregularidades no corte de árvores da Avenida Arthur Bernardes O impacto causou a queda do muro e danos no portão do condomínio. No caminho, o ônibus também atingiu uma van e uma moto que estavam estacionadas. Não há registro de outros feridos. O motorista permaneceu no local. Segundo a Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL), a causa do acidente está em apuração. Confira a nota na íntegra: "A Grande Londrina informa que um veículo da linha 102 (Jardim Ideal) se envolveu em um acidente na noite desta sexta-feira (26), por volta das 22h30, na Rua Santa Mônica. O ônibus estava parado para o embarque de um passageiro quando passou a se movimentar sem o condutor, atingindo veículos e a estrutura de um condomínio nas proximidades. Uma passageira torceu o pé ao desembarcar. A TCGL já entrou em contato para acompanhar seu quadro e está prestando toda a assistência necessária. Nenhuma outra pessoa ficou ferida. A empresa já apura as causas do ocorrido e assumirá os custos dos reparos dos veículos atingidos e do condomínio." Ônibus desgovernado atinge muro de condomínio, no Paraná Reprodução VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.

27 de junho de 2026 às 13:02
PSTU lança pré-candidatura de Samuel Mattos ao Governo do Paraná O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou Samuel Mattos como pré-candidato ao Governo do Paraná para as eleições estaduais de 2026. "O Paraná é estado muito rico. O PIB cresce acima da média nacional. No entanto, praticamente 70% da população ocupada vive com menos de dois salários mínimos. Tá na hora de acabar com toda essa desigualdade social. E para isso nós precisamos de governo para atender os interesses dos trabalhadores", disse o pré-candidato. ✅ Siga o g1 Paraná no WhatsApp Natural de Turvo, em Santa Catarina, Samuel Mattos tem 36 anos de idade e trabalha nos Correios como carteiro. Samuel se apresenta como ativista dos movimentos sociais e militante sindical. Segundo ele, foi dirigente sindical por cinco anos. No PSTU, atua desde os 19 anos de idade. Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Curitiba. Em 2022, tentou uma cadeira como deputado federal, mas também não foi eleito. Nas eleições de 2024, Samuel concorreu como candidato a prefeito de Curitiba. Samuel de Mattos foi candidato à Prefeitura de Curitiba pelo PSTU nas eleições de 2024 RPC LEIA TAMBÉM: Também foi agredida: Pai denuncia desaparecimento da filha e polícia descobre que ela estava sendo mantida em cárcere pelo ex-namorado Cota de gênero: Candidata recebe material de campanha com número de outro candidato, e Justiça Eleitoral anula votos por fraude Meio ambiente: Ibama multa Prefeitura de Curitiba em R$ 525 mil por irregularidades no corte de árvores da Avenida Arthur Bernardes VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná Leia mais notícias no g1 Paraná.