Ciclone deve se formar no oceano — Foto: Reprodução/Inmet
Por g1
No entanto, o tempo não deve permanecer estável por muito tempo, segundo os meteorologistas; as condições devem mudar a partir de sexta-feira (18), e o fim de semana deve ser marcado por chuvas.
Ao g1, a Climatempo explicou que um dos motivos é um novo ciclone extratropical. Apesar de não avançar sobre o Paraná e ficar restrito ao oceano, o fenômeno deve trazer chuvas expressivas ao estado, com rajadas de vento que podem ser fortes e superar os 60 km/h.
“Entre o final do sábado (19) e o domingo (20), teremos o processo de formação e desenvolvimento de uma área de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Posteriormente, essa área de baixa pressão deve se aprofundar ao largo da costa do Uruguai e dar origem a um novo ciclone, já sobre o oceano. Ainda durante o sábado, o processo de formação da baixa pressão reforça novamente o escoamento de calor e umidade para o Sul, alimentando a formação de novas áreas de instabilidade. Assim, a tendência é de que tenhamos um fim de semana marcado pelo retorno dos temporais”.
O meteorologista Diulio Patrick, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), complementa que as novas áreas de instabilidade deverão atuar no estado até a terça-feira (22), devido à formação de uma frente fria impulsionada pela formação do ciclone.





